Olá! Somos professores que atuam nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS. Acreditamos que é necessário aprender sempre e esperamos que aqui possamos trocar experiências e enriquecer nossa prática pedagógica.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

REFLEXÃO


A Educação não deve ser apenas compreendida e centrada na escola, sala de aula, mas, sim como um aprendizado constante , investindo na aquisição de novos conhecimentos, de novas estratégias, de forma contínua durante a vida.As novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo.

A informática na escola envolve não somente garantir a presença dos meios em sala de aula, mas, principalmente garantir sua integração nos processos curriculares.

Desta forma não podemos esquecer que os professores são sujeitos que possuem suas próprias maneiras de entender a prática e de implementá-la. São as suas concepções e competências profissionais que irão definir o uso que irão fazer de qualquer meio, tecnológico ou não, na escola.

A informática quanto adotada nas escolas deve se integrar ao currículo, não como uma disciplina, mas como uma ferramenta, inclusive, multidisciplinar, constituindo-se em alguma coisa a mais que o professor pode contar para bem realizar o seu trabalho; desenvolvendo atividades que levem a uma reflexão sobre qual a melhor forma de empregar seus recursos, analisando as características de cada disciplina; realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos da informática.O uso do computador encontra-se no contexto das mudanças e evoluções na sociedade. A escola não pode deixar de incorporar as novas transformações, intervindo para sistematizar a integração de todos os recursos pedagógicos e usando o que de melhor cada um tem para oferecer.

O uso pedagógico da informática na educação requer muito mais que bons projetos, mas sim promover um ensino inovador. Onde a escola possa formar seres humanos conscientes , críticos e atento as mudanças tecnológicas que ocorre no mundo.

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