Olá! Somos professores que atuam nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS. Acreditamos que é necessário aprender sempre e esperamos que aqui possamos trocar experiências e enriquecer nossa prática pedagógica.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

BLOGS NA EDUCAÇÃO

Minha opinião sobre a utilização de Blogs na Educação esta praticamente retrata nos comentários de todos os mestres dos artigos que foram lidos:
“O blog traz infinitas possibilidades para educação. Devemos incentivar seu uso, não brecá-lo”Argumenta professora Cláudia M. Muzinatti.
Para Jarbas Novelino Barato, professor de Tecnologia Educacional do Senac-SP e autor de diversos livros na área, tudo depende da imaginação do educador na hora de propor as atividades."É um espaço muito interessante, autoral. Os alunos se sentem orgulhosos e querem realizar bons trabalhos, que sejam valorizados pelos outros. Se o professor souber aproveitar, poderá ter ótimos resultados", explica.
"É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor", afirma a educadora Gládis Leal dos Santos.
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS, o interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos e práticas. "Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos." Ela lembra que os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade."A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, o interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos práticos. “os Weblogs abrem espaço para consolidação de novos papéis para aluno e professores no processo do ensino-aprendizagem, com uma atuação diretiva destes e mais participantes” “Pode-se, assim dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade”,explica Suzana Gutierrez, da UFRGS. “Blogs possuem uma história, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”, completa. Sônia Bertocchi, pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e coordenadora do Núcleo de Interatividade do Portal EducaRede, explica que os blogs permitem o desenvolvimento de tarefas em equipe. “O trabalho pedagógico com a ferramenta privilegia interatividade, autoria, autonomia, registro e protagonismo”, “ os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determina a otimização da ferramenta”,completa a pesquisadora que mantém o Lousa Digital, espaço de reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da Internet, também entre os indicados ao Blogs.
Os blogs educativos são páginas simples, que levam vantagem sobre as home pages pela facilidade de criação e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los. Além disso, publicam idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada.
Sua principal característica são os textos curtos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, piadas, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Como num veloz arquivo eletrônico, ele permite a abordagem de diversos assuntos, aumentando a interatividade com os visitantes, que passam a constituir uma comunidade. Ampliam-se assim, as possibilidades de um diálogo com outras formas de saber entre as diferentes disciplinas do conhecimento escolar.
Os blogs podem ajudar a construir redes sociais e redes de saberes.
Na educação, os blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias.

BLOGS EM AÇÃO

Os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, bem como as demais atividades, podem ser registradas no blog, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e para divulgar boas iniciativas. São estratégias que visam dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade. Todo o processo, desde escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog, pode ser feito coletivamente. Também é possível fazer do blog um jornal da turma.

VANTAGENS DOS BLOGS EDUCATIVOS

Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores), constituindo-se em um significativo Webfólio do processo de aprendizagem. A sua aplicação no cotidiano escolar pode se dar na forma de blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente, bem como podem ser Blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.Alguns motivos para usar blogs como atividade de ensino-aprendizagemA web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento.Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.Desenvolver a habilidade de gerenciar informação.Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento.Evitar o retrabalho docente. Uma vez publicado você só precisa aperfeiçoar!!!Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver)Aprender a aprender.A utilização de blogs na educação, possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.

ALGUMAS POSSIBILIDADES

Para Professores
Desenvolvimento de projetos escolares.Trabalhos Inter-trans-Multi disciplinares.Produção de material instrucional.

Para Alunos
Produção de resumos/sínteses da matéria.Log (descrição) de desenvolvimento de projetos escolares.Aprendizagem colaborativa.

Para professores e Alunos
Conversações sobre assuntos iniciados em sala, e que podem ser aprofundados em Lista de discussão, com síntese num wiki.

Segundo Estatísticas:
15,5 milhões é o total de blogs do mundo
1 blog é criado a cada segundo
30% da população online dos EUA visitam blogs
Em junho forma criados 80 mil blogs por dia
Blogs com conteúdos políticos, estilo de vida, tecnologia e escrito por mulheres são os mais acessados.
Como podemos perceber os blogs na educação já estão fazendo parte do cotidiano de algumas escolas, onde nota-se que sua utilização é bastante favorável ao ensino-aprendizagem.Lévy (1999) “o ciberespaço” suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas: memória, imaginação, percepção, raciocínios, e que essas tecnologia intelectuais favorecem as formas de acesso à informação e novos estilos de raciocínio e de desenvolvimento. Lévy ainda diz que se deve construir novos espaços de conhecimentos, preferencialmente espaço de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, não-lineares e sugere duas grandes reformas para educação e formação. 1º – introduzir o ensino aberto a distância ao cotidiano da educação. 2º que sejam reconhecido pelo sistemas educacionais as experiências adquirida, visto que as pessoas aprendem com as experiências sociais e profissionais, reforçando aqui mais uma vez a importância de ligar a teoria e prática.Talvez futuramente a comunicação do professor com aluno; professor com vários alunos; aluno para aluno; alunos para alunos, através da interação pela internet facilitara o contato com pessoas de diversos lugares, possibilitando a construção de espaços onde as pessoas podem interagir e estabelecer trocas que atendam seus interesses e que produzam conhecimento de forma colaborativa.

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