O QUE É PROJETO?
-ANALISAR O PRESENTE COMO FONTE DE POSSIBILIDADES FUTURAS (FEIRE E PRADO,1999)
• INTERAÇÃO COM O MEIO;
• INTEGRAÇÃO COM O OUTRO E OBJETOS DE CONHECIMENTO DESEJADO;
• O SUJEITO CONSTRÓI SEU CONHECIMENTO;
• COMPREENSÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO;
• INTERAÇÃO COM O DESCONHECIDO OU NOVAS SITUAÇÕES;
•APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO;
Autoria.Quem escolhe o tema? Alunos e professores individualmente e, ao mesmo tempo, em cooperação
Contextos: Realidade da vida do aluno
Definições de regras, direções e atividades : Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores
Paradigma : Construção do conhecimento
Papel do professor : Estimulador/ orientador
Papel do aluno: Agente
- ELE É O ESTIMULADOR / ORIENTADOR
- CONTEMPLA O CONHECIMENTO QUE SEUS ALUNOS TRAZEM . CONSTRUINDO O CONHECIMENTO
- ELE É O AGENTE
- OS CRITÉRIOS E AS REGRAS SÃO ELABORADAS PELO GRUPO.
Processo de um Projeto de Aprendizagem
Um Projeto de aprendizagem nasce de curiosidades ou temas que interessem a um grupo de estudantes que necessitam de informações diversificadas, favorecendo a interdisciplinaridade. O educador em aula desafia os estudantes levantando hipóteses e questionamentos sobre os temas de seu interesse. Para o desenvolvimento integral do estudante faz-se necessário criar um ambiente desafiador e aberto a questionamentos, que instigue a curiosidade, mobilize seus conhecimentos, mostre suas lacunas e estimule-os a eliminá-las; possibilitando a reflexão e compreensão para julgamento crítico e articulado próprio de um cidadão consciente, autônomo e transformador.
- DEFINIÇÃO DO PORQUE SE TRABALHAR ESTE OU AQUELE TEMA (NECESSIDADE)
LIBERDADE DE AÇÃO;
FLEXIBILIDADE;
RECURSOS TECNOLÓGICOS;
INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO;
PROJETOS COM COMEÇO-MEIO-FIM;
NOVOS COMEÇOS;
Trata-se de uma nova cultura do aprendizado. Uma mudança,que deve tornar a escola capaz de:
• atender às demandas da sociedade;
• considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;
• criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável;
• desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situações contextuais;
• desenvolver a habilidade de aprender a aprender, de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, crenças e valores;
incorporar as novas tecnologias para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação.
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