Olá! Somos professores que atuam nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS. Acreditamos que é necessário aprender sempre e esperamos que aqui possamos trocar experiências e enriquecer nossa prática pedagógica.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008


O QUE É PROJETO?

-UMA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM.
-PRODUZIR, LEVANTAR DÚVIDAS, PESQUISAR, CRIAR RELAÇÕES, INCENTIVO DE NOVAS BUSCAS, DESCOBERTAS, COMPREENSÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
-FORMA DE PENSAR EM ALGO QUE SE DESEJA TORNAR REAL.
-ABERTURA PARA O DESCONHECIDO, O NÃO DETERMINADO E FLEXIBILIDADE PARA REFORMULAR AS METAS À MEDIDA QUE AS AÇÕES PROJETADAS EVIDENCIAM NOVOS PROBLEMAS.

-ANALISAR O PRESENTE COMO FONTE DE POSSIBILIDADES FUTURAS (FEIRE E PRADO,1999)

O QUE É APRENDIZAGEM?

• INTERAÇÃO COM O MEIO;

• INTEGRAÇÃO COM O OUTRO E OBJETOS DE CONHECIMENTO DESEJADO;

• O SUJEITO CONSTRÓI SEU CONHECIMENTO;

• COMPREENSÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO;

• INTERAÇÃO COM O DESCONHECIDO OU NOVAS SITUAÇÕES;

•APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO;

APRENDIZAGEM POR PROJETOS

Autoria.Quem escolhe o tema? Alunos e professores individualmente e, ao mesmo tempo, em cooperação
Contextos: Realidade da vida do aluno
A quem satisfaz? Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz .
Decisões : Heterárquicas
Definições de regras, direções e atividades : Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores
Paradigma : Construção do conhecimento
Papel do professor : Estimulador/ orientador
Papel do aluno: Agente

PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM POR PROJETO

- ELE É O ESTIMULADOR / ORIENTADOR
- O TEMA É ESCOLHIDO POR TODO O GRUPO COM
COOPERAÇÃO
- CONTEMPLA O CONHECIMENTO QUE SEUS ALUNOS TRAZEM . CONSTRUINDO O CONHECIMENTO
- DESPERTA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA PELA INICIATIVA DE AVALIAR INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO.
- PROCURA DESENVOLVER UM CLIMA DE RESPEITO AUTO-RESPEITO
- ESTIMULA A LIVRE EXPRESSÃO DE CADA ALUNO SOBRE SUA FORMA DIFERENTE DE APREENDER O MUNDO.
- PARA ELE CADA ALUNO É ÚNICO, TODOS TRAZEM VIVENCIAS E VALORES CONSIGO.

PAPEL DO ALUNO APRENDIZAGEM POR PROJETO

- ELE É O AGENTE
- ELE É O CONSTRUTOR DE SEU CONHECIMENTO
- EXPRESSA SUA OPINIÃO, ONDE AS TROCAS SÃO RECÍPROCAS E O RESPEITO É MÚTUO.
- OS CRITÉRIOS E AS REGRAS SÃO ELABORADAS PELO GRUPO.

Processo de um Projeto de Aprendizagem

Um Projeto de aprendizagem nasce de curiosidades ou temas que interessem a um grupo de estudantes que necessitam de informações diversificadas, favorecendo a interdisciplinaridade. O educador em aula desafia os estudantes levantando hipóteses e questionamentos sobre os temas de seu interesse. Para o desenvolvimento integral do estudante faz-se necessário criar um ambiente desafiador e aberto a questionamentos, que instigue a curiosidade, mobilize seus conhecimentos, mostre suas lacunas e estimule-os a eliminá-las; possibilitando a reflexão e compreensão para julgamento crítico e articulado próprio de um cidadão consciente, autônomo e transformador.

AS ETAPAS DE UM PROJETO

- DEFINIÇÃO DO PORQUE SE TRABALHAR ESTE OU AQUELE TEMA (NECESSIDADE)
- DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS – O QUE SE QUER ALCANÇAR
- ABRANGÊNCIA - QUAIS AS DISCIPLINAS QUE ESTÃO CONTEMPLADAS NO PROJETO E QUE O TORNAM INTERDISCIPLINAR
- DEFINIÇÃO DE UM CRONOGRAMA
- DEFINIÇÃO DAS DIVERSAS METODOLOGIAS QUE SERÃO UTILIZADAS PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO
- LEVANTAMENTO DOS RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
- DESENVOLVIMENTO DO PROJETO COLOCANDO EM PRÁTICA O QUE FOI PENSADO
- APRESENTAÇÃO DO PROJETO A TODOS OS INTERESSADOS.
- AVALIAÇÃO – EMPREENDIMENTO FINAL
- AUTO-AVALIAÇÃO COM TODOS OS ENVOLVIDOS.

FACILIDADE PROJETO DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA

LIBERDADE DE AÇÃO;
FLEXIBILIDADE;
RECURSOS TECNOLÓGICOS;
INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO;
PROJETOS COM COMEÇO-MEIO-FIM;
NOVOS COMEÇOS;

PROJETO: UMA NOVA CULTURA DE APRENDIZAGEM

Trata-se de uma nova cultura do aprendizado. Uma mudança,que deve tornar a escola capaz de:
• atender às demandas da sociedade;
• considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;
• criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável;
• desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situações contextuais;
• desenvolver a habilidade de aprender a aprender, de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, crenças e valores;
incorporar as novas tecnologias para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação.



Nenhum comentário: