Olá! Somos professores que atuam nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS. Acreditamos que é necessário aprender sempre e esperamos que aqui possamos trocar experiências e enriquecer nossa prática pedagógica.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Seminário Interno de Informática





O Seminário Interno de Informática de Caxias do Sul iniciou no dia 07/10 com palestra da Profª Drª Carla Beatris Valentini: “A Prática Pedagógica nos Laboratórios de Informática Educativa”.

Descobri que eu, Vera, professora de Informática desde 1992, sou imigrante digital! Claro, acho que nada de errado, afinal o pessoal da minha geração ainda usa agenda escrita, lê manuais (tenho uma amiga que lê tudinho, do inicio ao fim), gosto de imprimir as coisas para visualizar... e o livros? Eu ainda os consulto..., e aviso aos alunos que na Net tem muita informação duvidosa (dizem que a wikipédia não é de total confiança..). Como “imigrantes” temos nas mãos os “aprendentes”, que em escala ascendente são os nativos digitais. Estes não lêem manuais, pois entendem a lógica dos softwares, se comunicam e se informam pela net... Aí está o nosso grande desafio como professores: se a Escola é um espaço de convivência e aprendizagem, como enfrentar essa revolução digital, que traz consigo mudanças radicais no modo como aprendemos e o que aprendemos? A escola hoje não está mais respondendo aos anseios desses aprendentes, isto é, eles não aguentam mais a escola!!!

Segundo Valentini o impacto da internet é rápido na nossa sociedade, mas o Brasil é o país com um elevado número de docentes menos ativos na Internet. Quer dizer que a escola ainda não chegou lá, principalmente na forma de uso dessas tecnologias, possibilitando aos aprendentes o seu uso com orientação, de forma responsável e ética.

Essa revolução tecnologica nos aponta novas formas de pensar, aprender e interagir. As etapas de aprendizagem não são mais respeitadas, e ainda tentamos ensinar na escola de forma gradativa e linear!! Temos que repensar o proveito que nós, educadores estamos tirando dessas novas tecnologias.

Valentini destaca a importância do professor se envolver com esse novo mundo, participando das redes sociais, interagindo, discutindo e recebendo apoio dos seus pares interautas.

Educar no contexto das tecnologias digitais é educar para um mundo melhor, sem preconceitos. Lembrando a biologia do amor de Maturana, o espaço educativo deve permitir o crescimento das crianças como seres humanos, respeitando a vida, rejeitando a violência, optando pela generosidade, compreensão, tolerância, solidariedade e com consciência de preservação do planeta!